Ginástica laboral

O que é ginástica laboral?

Ginástica laboral trata-se de exercícios físicos praticados durante o expediente de trabalho, tendo como objetivo aliviar as tensões e fortalecer os músculos do trabalhador. Também são importantes exercícios específicos de relaxamento, principalmente em trabalhos com carga horária alta ou de cunho intelectual, permitindo extravasar tensões e promover relaxamento físico e mental.

Benefícios da ginástica laboral

A ginástica laboral não apenas se destina ao movimento dos músculos e articulações: o deslocamento à um ambiente externo do trabalho propicia uma pausa providencial aos problemas e desafios enfrentados pelo profissional.

Além de auxiliar o cérebro, tal pausa propicia interação entre as pessoas, renovação de ar e mudança de estímulos visuais, táteis e auditivos, colaborando para a diminuição do estresse associado ao trabalho e melhora do relacionamento interpessoal.

Ginástica laboral tem efeitos práticos?

De fato, vários estudos científicos mostram a eficácia de tal prática, na diminuição das queixas de dor, LER e DORTs (Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), acidentes de trabalho, fadiga, estresse, etc.

Sua utilização é comprovadamente benéfica aos trabalhadores, e por demandar poucos custos à empresa, se torna um investimento com excelente custo benefício. Quando corretamente aplicada, traz economia financeira real, com redução do número de licenças e despesas médicas, sem contar o aumento de produtividade.

Os exercícios físicos, de alongamento e flexibilidade, são realizados em pequenos intervalos na jornada de trabalho, orientados por fisioterapeuta. Podem ser conduzidos no posto de trabalho ou em local reservado pra este fim (estacionamento, terraço, etc), sendo realizado em um grupo de aproximadamente 15 pessoas por vez, com duração de 15 à 20 minutos, em no mínimo duas vezes por semana, em todos os setores da Empresa.

Conheça os nossos serviços

A Vitalis oferece planos de ginástica laboral para empresas com fisioterapeutas especializados.
Para maiores informações consulte-nos.